quarta-feira, julho 22, 2009
sexta-feira, julho 17, 2009
Ironia humana
Mais de UM MILHÃO de pessoas tem Sida (Aids), e ninguém quer usar um preservativo!
Nota: Obrigado Bício
domingo, julho 12, 2009
Achados
Para além do muito trabalho na caverna-laboral, decidi também fazer algumas alterações na caverna-lar, ando que não posso com um hipopótamo-pelo-rabo!
Nas arrumações/desarrumações encontrei um livro que há muito não via: “História de Portugal” de Antonio José Viale. (alegremente “desviado” há uns anos da caverna da minha diabba-mamã)
Conheço pelo menos uma pessoa que era bem capaz de me matar para possuir esta preciosidade (até já lhe imagino os olhos injectados de sangue, e estou a vê-la a meter um punhal no estojo da lima das unhas), o português escrito está com uma grafia fabulosa. Venha lá esse Acordo Ortográfico, estás perdoado! Hihihihihi
Sinto pena que algumas palavras se vão perdendo, eu mesma conheço algumas que usei na infância, e que hoje, os escravos não fazem a mais pálida ideia do seu significado.
Exemplos?
Escano;
Escaleira;
Bufar; (não, não é peidar-se, nem tão pouco andar a contar segredinhos ao chefe)
Ougar;
Estarrincar;
Garruço;
Enxerga; (não, não é sinónimo de ver)
Cucho;
Pita; (não, não é uma rapariga de 15 anos)
Pito; (não, não é o órgão sexual feminino)
Reco;
Zurrar;
Etc etc (não, “etc” não é uma daquelas palavras antigas que eu conheço) hihihihi
Para verem do tipo de grafia que estou a falar, vou transcrever a introdução da obra, de 278 páginas:
“A historia de Portugal póde dividir-se em cinco periodos.
O primeiro comprehende os factos anteriores á existencia de Portugal como estado independente, desde tempos remotos até ao governo do conde D.Henrique, pelos annos de 1094 ou 1095 do nascimento de nosso Senhor Jesus Christo. (esta referência era bem escusada)
O segundo encerra os successos do governo do conde D.Henrique, o estabelecimento da monarchia real pela acclamação de D. Affonso Henriques, e os outro acontecimentos occorridos sob o governo dos reis da primeira dynastia (Affonsina). Desde 1095 até 1385.
O terceiro periodo decorre do sobredito anno 1385 até ao de 1580, durante o qual occupou o throno a dynastia de Aviz (Joannina).
O quarto periodo é o da usurpação castelhana, de 1580 a 1640.
O quinto periodo finalmente involve os acontecimentos occorridos desde a restauração de 1640 até aos nossos dias, debaixo do regimen dos reis da serenissima casa de Bragança.”
Ahhhh as alterações na caverna-lar?? Estou quase a viver numa biblioteca!
Viva!!
Nota: a obra foi editada em 1878, e é uma 3ª edição, da Livraria de Lisboa & Cª.
sexta-feira, julho 03, 2009
Que se passa?
A almas, donos/as dos meus blogs favoritos andam um bocadinho arredados dos ditos, mas não é por isso que eu deixo de ir espreitar a ver se há novidades (não tenho GoogleReader, nem aquela treta dos links que actualizam etc etc).
Mas há bem mais de 15 dias que está impossível visitar alguns, pois acusam erro, e zás, vai tudo abaixo, bloqueia completamente, e eu tenho que ir ao "X" e recomeçar tudo.
Não consigo entrar na Mad, nem na Gota, nem no Melões, nem no J, nem na Miudaaa,e também já me aconteceu com o Rafeiro.
Não tenho uma grande lista de links, o que, percentualmente, mostra que deve haver muitos mais com um problema idêntico.
Um dia destes nem no Inferno entro. Grunffff grrrrr cuspe cuspe
Os links estão do lado direito, vão lá se quiserem, não me apetece ter o trabalho de os colocar aqui. ]:-)