domingo, julho 25, 2010

As férias - Franco 5

Açude
Efémera (a libelinha)

Fui à ribeira, lembrava-me duma ribeira que corria livre, nunca secava (os ribeiros de “cima” e de “baixo” secavam no Verão), tinha dois moinhos, com moleiros a trabalhar, o Barnabé e o Deolindo, ainda me lembro do moinho da ponte funcionar, e de o ver a moer o grão. Eram moinhos de água, em vez de velas tinham uma roda com muitos recipientes (nora que traziam a água da ribeira e a devolviam à ribeira. Um dos moleiros morreu de velhice, outro, ouvi dizer que foi assassinado.



Crimes de homicídio é algo que me custa a encaixar, numa comunidade tão pequena, mas parece que não são incomuns, já lá houve mais mortes violentas. Caramba, parece que 33 anos são mesmo muito tempo, não consigo imaginar as minhas memórias, maculadas por crimes violentos.


A ribeira agora tem um açude, onde prendendo um pouco a água se criou um pequeno lago/piscina, para tomar banho e apanhar sol. As fragas são as mesmas, acho que até os liquens são os mesmos. Morreu a parte de cima da ribeira, tinha árvores e caminhos encantados, que não consegui redescobrir. Mas não está mal.

2 comentários:

tronxa disse...

pfffff

eu á tua procura e tu em tras os montes!!!!!

quando vieres para baixo, ve la se apitas!!

quanto ás recordaçoes de crianças, de aldeias do interior... ja tive más experiencias, mas, felizmente, ja tive muito boas experiencias tambem!!!

mas as imagens que nos ficaram de crianças deixam sempre uma certa nostalgia... ate pode estar muito melhor, mas achamos sempre que falta algo!!

ehehehehe

é o problema de estarmos a ficar cotas (tu muiiiiiiiiiiiiito mais que eu!!! ehehehehe)

bjnhssssssssssssssss kida e boas ferias pa voces!

Teté disse...

Depois de ler estas "crónicas de férias" o que fica é igual em todo o lado: os locais parecem sempre mais pequenos e, mais de 30 anos depois, diferentes - nuns casos para melhor, noutros a caminhar para o decrépito.

Essa da fonte que fecharam, dada a utilização abusiva da mesma (OK, ladroagem!), parece-me elucidativo do país que temos e da mentalidade que predomina por cá!

Quanto aos livros com anjos ou vampiros, ETs e fantasmas, etc. e tal, não corro o risco de cair na esparrela... :)

Beijocas enxofraditas!

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.