terça-feira, novembro 20, 2012
É assim que se faz uma boa BD
E aqui está a prova que uma boa banda desenhada, para crianças, não precisa de texto.
Quem nunca contou/leu/ouviu a história do Capuchinho Vermelho? Este pequeno livro (edição ASA), não tem balões, conta a história apenas com desenhos . Depois dos desenhos, ensina as crianças "como desenhar" algumas das figuras. Finalmente tem a história em texto.
Está um livro fantástico, que me encantou folhear, e fui eu mesma fazendo os textos de quadradinho em quadradinho (ou para os cromos, de vinheta em vinheta).
E assim se ensinam as crianças a imaginar, a gostar de Banda Desenhada, a experimentar desenhar, e depois até podem ler a história, ou haver alguém que lha conte. É um livro que tanto pode ser oferecido a uma criança de 3 anos, como a um adulto que se pode divertir a imaginar os textos que lá deveriam estar, e não estão. (eu não me importaria de receber um livro destes - mas não me ofereçam, porque este já tenho, e também tenho o da Branca de Neve, que está igualmente fantástico).
Só falta dizer que os desenhos são de Domas, as cores foram dadas por Sylvie Bonino, o texto (história em texto no final do livro) por Hélène Beney, tradução e adaptação feita por Maria José Magalhães Pereira.
Nota: Gostei particularmente do final do lobo. ]:-)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
tive essen livro como referência em francês para um projecto que não sei bem o que lhe aconteceu...
Mas sim, gostei bastante também.
Enviar um comentário