sexta-feira, novembro 16, 2012

Fiquei com uma tromba... uiii

http://www.wook.pt/ficha/conversa-de-elefantes/a/id/11556567 (imagem retirada do site da Wook)
http://richardcamara.blogspot.pt/2011/02/trabalhar-no-working-on.html (imagem retirada do blog do próprio Richard Câmara)


Este livro, para crianças, é livro recomendado pelo famigerado PNL (plano nacional de leitura) – aquela entidade que recomendou um livro da escritora Alice Vieira, para adultos, a crianças do 2º ano, pelos vistos sem o ter lido antes – e este “conversa de elefantes” parece ter sido objecto da mesma falta de leitura.
Não, o livro não é para adultos, é mesmo para crianças, mas… estando como livro recomendado não deveriam ter verificado se tudo o que lá está escrito ensina algo às crianças, ou, pelo contrário as “desensina”?
Na página 17 do tal livro consta o seguinte: “O elefante carrancudo deu um urro muito forte.
Oh meus amigos, senhores iluminados do PNL, os elefantes urram? Têm a certeza?
É que, ao que eu sei, os elefantes BRAMEM, isso mesmo, os elefantes bramem, e se é um livro para crianças, além de lhes ensinarmos palavras novas, não as devemos induzir em erro.
E os desenhos?? Oh valha-me a Cãocorrência, mas o que é que é aquilo?? Os elefantes têm dentes como os humanos? Onde param as presas que tanto os caracterizam?
E a tromba? Atentem na capa do livro, vejam a diferença entre a tromba do elefante azul e a tromba do elefante cinzento.
A historinha, para crianças até é aceitável (excepto o tal “urro”), nada de especial, mas aceitável. Os desenhos… se querem colocar desenhos como se fosse uma criança a fazê-los, ponham MESMO uma criança a fazê-los. Tenho a certeza que os elefantes teriam, pelo menos presas.
Não faço scan de nenhuma folha do livro (tem lá um elefante a cagar – literalmente – só porque sim) porque os direitos de autor são demasiado apertados e não quero de forma alguma ferir tais direitos (que até me impedem de emprestar o livro) ]:-| , portanto as imagens que apresento foram tiradas da net, do site da Wook, e o storyboard foi retirado do blog do desenhador que ilustrou este livro que eu NÃO RECOMENDO – Richard Câmara.

4 comentários:

Nuno Amado disse...

LOL
:D
Não te esqueças que este livro não pode ser emprestado... Será que as bibliotecas possuem um livro que não pode ser emprestado?
ahahahahhaha
Tá lá escrito... não pode ser emprestado... será que te vão prender por me teres emprestado o livro.
:P

Hugo Silva disse...

Melhor título de post de sempre :D

E convém é mudar a cor do blog ou da caixa de texto, fica muito esquisito a caixa de texto branca

Teté disse...

Este PNL deve ser uma farsa para os amiguinhos do costume meterem mais uns cobres ao bolso, sem muito trabalho. Que é lá isso de ter de ler os livros que recomendam? Já viste a trabalheira dos coitados? Pandilha! :P

Beijocas enxofradas!

Safira disse...

Bem, alguém tem de garantir que a casa dos segredos continua a ter candidatos, né Diabba? :)

Mas olha, abençoado esse autor, que com os seus (z)urros nos faz ficar atentos para passar o crivo antes de dar livros aos mais pequenos.

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.