quarta-feira, novembro 14, 2012

Animais



Nos últimos tempos tenho visto muito (podia dizer nas “redes sociais” dava um ar mais cool, pareceria que frequento imensas, mas na verdade só vou ao FB) que as almas perdem os seus animais, que são atropelados, e que fogem, etc etc.

Não digo que não haja um ou outro caso em que o cão/cadela/gato/gata se esgueire , e sem que o dono veja… vupptttt… lá vai ele, deixando o dono/escravo a arrancar os cabelos de frustração porque ama o seu animal.

Todavia, e ao que vejo, a maioria das almas solta os seus animais (assim não têm o trabalho de apanhar os cocós) e lá vão eles todos contentes, enquanto os donos aguardam, de trela na mão que eles voltem já aliviados das suas necessidades fisiológicas.

A essas almas só me apetece esbofeteá-las, juro. Então quando se põem com aquela conversa “ele não faz mal, é muito mansinho”, “não tenha medo” etc etc deixam-me com uma azia… uiiii

Sabem que existem fobias?? Há almas que entram em pânico se um cão se aproxima delas (por muito “mansinho” que seja), o cão sente o pânico/medo e pode reagir mal, e depois??

Mais, eu tenho uma cadela “mansinha, doce como só um doce pode sermasodeia que lhe rosnem, o mais leve “grrrr” e ela perde a cabeça, e é uma aflição. Acreditem ou não já me fez cair (literalmente) numa guerra dessas, a Mephista-Flor de trela, e a outra “mansinha” sem trela… rosnou à Flor, e ela nem avisou, foi-se à outra, eu enrosquei-me toda na trela e caí que nem um tronco, fiquei toda negra. GRRRRRR

A dona da “mansinha” lá meteu as mãos no meio de ambas (gabo-lhe a coragem, a Mephista-Flor tem uma boca, e dentes, que parece um crocodilo), e separou-as.

Enfim…  e este post é para quê?? (perguntam vocês os 3 que ainda lêem este blog) É para dizer que existe um Decreto-Lei nº 314/2003 de 17 de Dezembro, que OBRIGA a que todos os cães com dono andem na rua de trela colocada, e com o dono na extremidade da mesma.

Mais, também é obrigatório chipar os animais, e registá-los na Junta de Freguesia da residência do dono do cão/gato ou qualquer outro animal de companhia. E pagar a respectiva licença.

O Governo bem que podia por polícias com leitor de chips na rua, passavam na zona do mesmo, e se existisse chip tudo ficava bem, quando não existisse o dono devia levar um estaladão de coima que até lhe cairiam os dentes. É um nicho de mercado a explorar…

É que com chip obrigatório, os abandonos também seriam muito menores, pois fácil seria encontrar os donos, e se houvesse uma Lei decente que defendesse os direitos dos animais, levariamm também estes, um estaladão de coima por abandonarem um animal que neles confia, e que deles gosta incondicionalmente.

Quem abandona um animal é, na minha opinião, capaz de tudo. Até de se livrar de um filho  (se nascer ou desenvolver algum “defeito”, ou porque fica caro alimentá-lo), ou abandonar os pais nos hospitais, não voltando para os ir buscar no fim do internamento.

Ahhhhh desculpem, esta última parte já acontece, os hospitais estão cheios de velhinhos abandonados.

Os humanos são uns animais de que muito raramente gosto. Disse.


8 comentários:

Nuno Amado disse...

Apoiado!
Embore eu "largue" a Flor todos os dias num descampado para ela fazer aquilo que mais gosta: caçar!
Mas estou sempre ao lado dela.
:)

beijo gordo
<3

Vidazinha disse...

Dois reparos "ténicos";
- o microchip só é universalmente obrigatório em cães nascidos a partir de Julho de 2008. Nos anteriores só é obrigatório nalguns (cães de caça, cães para fins comerciais e cães potencialmente perigosos).
-os cães podem andar na via pública sem trela, desde que acompanhados dos donos e açaimados. Se repares bem o que o decreto-lei diz é que têm de ter a coleira.

Vidazinha disse...

De resto concordo totalmente com o espírito do post.

Vidazinha disse...

Acho é o decreto-lei omisso numa questão que me afecta muito: devia ser estendida a obrigatoriedade de coleira e trela ou açaime para os cães à sala de espera dos veterinários (e não só na via pública) assim como o uso de caixas de transporte para gatos na ida ao vet. ( O que vale é que quando à molho na sala de espera geralmente são os donos que saem feridos, bem feita!)

(Desculpa os posts múltiplos.)

Safira disse...

Concordo com tudo, só ainda não percebi porque é que tenho de pagar licença à autarquia que não me presta serviço nenhum em troca...mas pronto, também pago impostos e não vejo grande retorno :) Podiam efectivamente fiscalizar prevaricadores que andam com os cães sem trela. Mas não. Nada. Já me aconteceu ter de aguardar para sair de casa porque o 'joca', um chihuaha ranhoso, cujo dono acha piada a largá-lo na natureza, decide ir explorar lá para o nosso espaço. Não pensa é que o joca pesa 300gramas mas os meus dois monstros são 60kgs de massa bruta a puxar. Mesmo que seja só para brincar. No outro dia, já farta, e depois de ter de apnahar presente do Joca à porta, decidi pregar um susto ao dono na próxima ocasião. Soltei a cadela (que só foi até onde deixei ir, claro). Foi ver o Joca a fugir. E não me tem aparecido por lá :). Mas sim, é uma inconsciência andar com um cão sem trela. Até para protecção do animal. Só solto os meus em descampados e, mesmo assim, sempre vigilante. Que eles são todos uns fofos, mas tb se passam da cabeça.

Diabba disse...

Ena, a Safira desceu ai Inferno ]:-)

A única utilidade que vejo no pagamento da licença na Junta de Freguesia é, caso os nossos animais se percam (e estejam chipados) eles não os abaterem e chamarem-nos, caso os encontrem perdidos.

-----

Vidazinha, eu sei que nem sp foi obrigatório o uso de trela ou açaime, mas agora é, e a licença na Junta de Freguesia também.
O chip é um bocadinho caro, há quem não possa por, mas então que ponha uma coleira com a identificação do animal, e o nº de telefone.

----------

Marido, eu sei que soltas a Flor, mas tb sei que ela te obedece cegamente, e só o fazes quando não há mesmo ninguém à volta, no descanpado.

Vidazinha disse...

"Vidazinha, eu sei que nem sp foi obrigatório o uso de trela ou açaime, mas agora é, e a licença na Junta de Freguesia também."

Não foi bem isso que eu contestei, foi esta frase: "que OBRIGA a que todos os cães com dono andem na rua de trela colocada, e com o dono na extremidade da mesma." A lei não obriga necessariamente a isto, pois dá uma alternativa, o açaime.

Vidazinha disse...

Quanto ao microchip ser caro, nas campanhas das câmaras ficam por volta dos 10, 12€ e as pessoas quando decidem responsabilizar-se por um animal, se tivessem bom senso, já deveriam estar a contar com isso.

Infelizmente o bom senso não abunda e depois vemos pessoas que gastam 500€ num cão de marca e depois não têm dinheiro para cuidar deles.

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.