quarta-feira, janeiro 16, 2008

Iguais perante a Lei?

Constituição da República Portuguesa:
Artigo 13.º(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. (...)

Este é um Princípio Constitucional que, pensei eu, era de aplicação a todos os tugas, sem excepção!

Pensei, mas não devia ter pensado, porque se se for famoso, ou se se pertencer a um clube de futebol que até mereça as simpatias do julgador, as coisas não são bem assim.

O
JDQ – Gato Fedorento de apelido - cometeu um crime! O crime de “condução sob o efeito do álcool”, e a Lei é clara quando diz que: comete um crime, quem for encontrado a conduzir com uma taxa de alcoolemia no sangue, igual ou superior a 1,20g/l de sangue.

Ora o
JDQ, no dia 1.Jan.2008, foi apanhado a conduzir nessas condições, uma vez que após fiscalização, o aparelho (devidamente homologado) acusou a taxa de 1,60g/l.

E não me venham com a treta do “
ai e tal, como foi a primeira vez aplicaram o regime do processo sumaríssimo, porque o procurador do Ministério Público e o Juiz de Instrução, concordaram que era a melhor via”.

Uma merda é o que é, fosse o
JoséDiogoQuintela um Zé da Couves qualquer e lerpava com uma multa bem superior ao salário de um mês (e não com 400€ como foi o caso dele), e no mínimo com 3 meses de inibição de conduzir!!

É que, na profissão que exerço na terra dos mortais, nunca vi um cliente meu ser beneficiado com tal regime... pois, não tenho nenhum cliente famoso... pelo menos não tenho nenhum que apareça na televisão a dizer graçolas e a apontar o dedo a meio mundo, como se estivessem sempre acima de qualquer suspeita! Pelos vistos o Zé Diogo não está, afinal é igual àqueles que por vezes achincalha!

Apetece-me aplicar a este caso uma frase que consta num livro de George Orwell “a revolução dos bichos”
“TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, mas uns que são mais iguais que outros
Adenda: T., eu também conhecia como "O Triunfo dos Porcos" mas na Wikipédia estava "a revolução dos bichos" e eu achei que devia estar confusa... ai wikipédia wikipédia... eu bem digo que não és de fiar...

31 comentários:

Vitor disse...

ele há personagens e personagens... ouserá que devo dizer ele há de terceira e de primeira....

mik@ disse...

humpf sabes como funciona o sistema... aqui e em quase todo lá.
uma bela porcaria.

mik@ disse...

lá: queria eu dizer lado.
até me engasgo com as letras

Teresa disse...

A Revolução dos Bichos?! Então agora mudaram o título português ao velho O Triunfo dos Porcos?! (Animal Farm).

Pois...

Beijo.

CITRA disse...

Nunca tive nenhum cliente famoso, mas tive vários a quem lhes foi aplicada a mesma pena do JDQ... Parecia que estava na moda na minha comarca. Passados uns tempos a moda mudou, enfim, ainda dizem que os juízes não têm poder discricionário!

JOTA ENE ✔ disse...

Estou baralhado... mas isto é um espaço de advogados ou quê?

Enganaste-me bem... disseste-me que eras porteira no Inferno, eu bem que desconfiava.

Apesar de td, bjos Canon ... nistas!

Unknown disse...

Confirma-se o "Triunfo dos Porcos" em português de portugal! A wiki talvez tenha a versão português do brasil.

E que bem lhe (JDQ) fazia ler o livro...

Gustavo Carreira (requiem) disse...

Então mas não foi condenado na pena acessória, é isso? lol, ridículo... a aplicação dessa pena está para além do poder discricionário!

Lisa's mau feitio disse...

Ah e tal, o Quintela dos Gatos e tal.

Este tb foi um assunto que jurei não comentar pelos nervos que me dá...
Foi lindo de ver, sim.
O final do programa. E o final da noite dele. é o q se arranja por cá, ora.

bjoco demoníaco na Diabba
Lisa

Unknown disse...

meninas, para vossa informacao e "O Trinfo dos Porcos" em Portugal e a "A Revolucao dos Bichos" no Brasil.

Quanto ao outro, nao posso falar, porque ja me perdoaram uma multazinha, sem ser famoso e sem fazer favores de tipo algum ao senhor agente.

beijos

Teté disse...

O artigo 13º nº1 da Constituição é muito bonito... no papel!

É "Triunfo dos Porcos" em Portugal, na Wikipédia, pois, "reina" o brasileirês!

Quanto ao ZDQ e companheiros, anda muita gente a rogar-lhes pela pele! De certeza que não foi o único a conduzir com os copos na passagem de ano, mas ele até teve espectadores!

Discussão entre advogados? Ui, ui, estou de saída! JINhos...

caditonuno disse...

sabes como é, uns sao brancos, outros sao pretos. é a merda de país que temos, embora goste muito dele. mas confesso que se alguns políticos fossem ali prós vizinhos inimigos, eles é que faziam bem em porem-se a milhas, que as coisas melhoravam aqui!

Belzebu disse...

Se fosse no post anterior, o livro teria de se chamar "a revolução das bichas". Eheheh!

Mas num país em que o Ministro da Economia foi apanhado a 200km/h na A1 e nada se passou, tendo ele alegado que estava em serviço urgente de interesse público, esse tal de Quintela até é uma vítima. Já nada me espanta nesta santa terrinha!

Aquele abraço infernal!

Olá!! disse...

Nem todos os animais são iguais, há os rafeiros e os de pedigree...
beijos

Hydrargirum disse...

Bem vinda ao nosso País....!!!

Não estava na altura de "Burn something or someone with your demonic powers"?

Jinhos:)

Marta disse...

Então mas o senhor é um artista não vês?

Rafeiro Perfumado disse...

Eu acho que em vez de "Revolução dos Bichos" ficaria melhor "A cowboiada da bicharada", rimava e rudo!

Por acaso tenho pena que o "Diz que é uma espécie de Magazine" tenha acabado, esta situação do Quintela era capaz de dar um bom sketch...

AEnima disse...

Andas a ver wikipédia em brasileiro, só pode!

De regresso a casa :)

Beijinho

O Profeta disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Gata Verde disse...

Vergonhoso! É o país que temos...nada como ser uma carinha famosa para se safar.

Beijinhos e bom fds

Lisa's mau feitio disse...

Não tenho nada contra as alheiras de Mirandela, credo!!!

Não te zangues, Satanás!!!!
não pode a gente dizer nadinha que lá vem ela de ferro em brasa em riste, céussssss

fuiiiiii...

ahahahahah

Unknown disse...

Ai agora tambem tu andas a censurar comentarios?
Ve la que iso da direito a (mais uma) recriminacao publica num blog qualquer.
Beijos

Ninica disse...

É nais uma das coisas "bonitas" que se podem fazer quando se diz umas graçolas na tv.. vamos a ver se mais dia menos dia o gajo que "lhe baixou o preço" não vai ter um sketch...
Beijo

Mafarrica disse...

Eu acho muito bem! Os senhores policias tiveram medo de virem a aprecer num sketch dos "gato fedorento" e podia ser, vá la, chatinho!

Anónimo disse...

Humm... aqui há Gato!

Dualidades JP

Rita disse...

Pois se o coitado do rapaz ficou naquele elevado estado de embriaguez por estar a trabalhar para o estado não fazia muito sentido o estado o ir castigar por isso...
Jokas

Vício disse...

essa alteração na Wikipédia deve ser por causa do triunfo dos porcos se ter tornado real em Portugal!

Hydrargirum disse...

Andas mto ocupada é?...Mta brasa para varrer no Purgatório?:)

Venho eu, deste interregno à casa da menina, à espera de novas...e nicles!:)

Jinhos:)

Alien David Sousa disse...

Ó Minha querida odiada&adorada venenosa mas será que só agora é que descobriste que neste país existem seres que levam com a lei em cima quando não cumprem algo que está estipuldo e que existem outros que contornam a lei.

Basta pensarmos no caso casa pia. Quanto tempo já passou? Quantos já cá estão fora? No que deu? NADA!

Enfim, dá jeito ter uma cara conhecida....isso dá!

Beijinhos diabinha cor de labareda

Kunta disse...

Olá Diabba!

Tenho andado com uma "ligeira" falta de tempo para estas andanças mas confesso que tinha muitas saudades de fazer uma visitinha a este teu cantinho.

Com as constantes alterações climatéricas, gelos e degelos, afastamento de placas tectónicas e outros fenómenos naturais cada vez mais nefastos e incontroláveis pode ser que um dia Portugal, envergonhado, deixe a Europa rumo à America Latina. A nossa filosofia, a dos nossos governantes e forças da autoridade (policia e tribunais incluidos) está cada vez mais próxima da desses países do que dos países verdadeiramente europeus.

Portugal é cada vez menos o Portugal dos Pequeninos, tornando-se cada vez mais no país dos lobbies, dos ricos e dos poderosos. O caso relatado envergonha-nos mais uma vez: como nação e como povo. Põe a nu a parcialidade do sistema judicial português e das respectivas policias criminais. O Art. 13.º da Constituição deveria ser simplesmente revogado pelo Costume. É um daqueles casos em que o Costume se sobrepõe claramente à lei. Somos um país de desigualdades, de favorzinhos, de panelinhas e de arranjinhos. Não um país de igualdade. Revogue-se o art. 13.º, promova-se um abaixo assinado contra aquilo que é hoje letra morta! Até porque o n.º 13 dá azar...

Mil lambidelas

Azul disse...

Resumindo: una são filhos da mãe ..os outros...

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.