sexta-feira, abril 17, 2009

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE UM ADVOGADO

COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:

1 - o ADVOGADO dorme. Pode parecer mentira, mas o ADVOGADO precisa de dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue sempre para o escritório.

2 - o ADVOGADO come. Parece inacreditável, mas é verdade. ADVOGADO também precisa de se alimentar, e tem hora para isso.

3 - o ADVOGADO pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um ADVOGADO a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre processos, audiências, diligências etc...

4 - o ADVOGADO, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa não esperavam, não é? É surpreendente, mas o ADVOGADO também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas, sapatos, etc. Outra coisa: pode parecer bizarro, mas os livros e programas informáticos profissionais, os cursos, o administrativo do escritório e a gestão disso tudo não acontecem gratuitamente... impressionante, não? Entenderam agora o motivo da cobrança da consulta?

5 - Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério.

6 - Não é possível examinar processos pelo telefone. É preciso fazer um desenho?

7 – Vale sempre a pena reforçar esta ideia: o ADVOGADO não é vidente, não joga tarôt e não tem bola de cristal. Ele precisa examinar os processos muitas vezes para poder considerar todas as perspectivas e poder superar as expectativas. Se quer um milagre, vá rezar para a Igreja, ou então vá à bruxa!

8 - Em reuniões de amigos ou festas de família, o ADVOGADO deixa de ser ADVOGADO e reassume seu posto de amigo ou parente, exactamente como era antes dele fazer o curso de Direito. Não peça conselhos sobre como recuperar dinheiro emprestado, regulação de responsabilidades parentais, intuir sobre resultados de processos que são notícia na televisão. Mais: não peça opinião avalizada de como agir juridicamente perante certos factos (lugar impróprio, não acha?).

9 - Não existe apenas uma “cartinha” ou um “requerimentozinho” - qualquer requerimento é um acto processual e tem que ser pensado, estudado, analisado e é claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis para uma boa parte da população, mas servem para tornar a vida do AVDOGADO mais suportável.

10- Quanto ao uso do telemóvel: o telemóvel é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o ADVOGADO pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo. Nas situações acima, o ADVOGADO pode atender? Sim, ele pode até atender desde que seja pago por isso. É desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem um custo adicional, como em qualquer outro tipo de prestação de serviços. Por favor, não pechinche.

Lembrete:

Cara feia na hora de assinar cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria pagar menos, deveria ter procurado um Advogado-oficioso (e provado que não tinha meios para lhe pagar, sim que os oficiosos são MESMO para quem precisa, não é para todos).

11 - Antes da consulta: por favor, marque hora. Se pular esta etapa, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera, nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua falta de lembrança. Ah! E não espere que o ADVOGADO o coloque no horário de quem já estava marcado só porque vocês são amigos ou parentes. Se tiver fila, fica para ser atendido em último lugar. Só venha sem marcar se for caso de emergência (tipo: minha sogra foi apanhada a passar droga, meu filho foi preso por assalto a um Banco...). A emergência não é o problema em si, mas sim o/a seu/sua mulher/marido buzinando no seu ouvido. O ADVOGADO vai ser solidário com certeza, e atendê-lo. Agora, caso o chamado de emergência seja fora do expediente normal de trabalho, o custo da consulta também será fora do normal, ok?

12 - Repetir a mesma pergunta mais de 15 vezes não vai fazer o ADVOGADO mudar a resposta. Por favor, repita no máximo três.

13 - Quando se diz que o horário de atendimento do período da manhã é até 12h, não significa que você pode chegar às 11h e 55m. Se você pretendia cometer essa gafe, vá depois do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: vá no dia seguinte.

14 - Na hora da consulta, basta que esteja presente o cliente. Por favor, deixe o cunhado, os amigos do cunhado, seus vizinhos com seus respectivos filhos nas casas deles. Não fique bombardeando o ADVOGADO com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. Seja objectivo! ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o processo.

15 - Infelizmente para o cliente, a cada consulta, o ADVOGADO examina apenas um único caso. Lamentamos informar, mas o seu outro problema/caso terá que passar por nova consulta, que também deverá ser paga.

16 - o ADVOGADO não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais no processo. Os ADVOGADOS não são os criadores do ditado "O barato sai caro"!!

17 - E, finalmente, ADVOGADO também é filho de pais que são boas pessoas, e não filho disso que está para aí a pensar...

recebido por e_mail

20 comentários:

Anónimo disse...

Quantos juízes conheces tu? ;)

beijinhosss

Maga disse...

compreendido, sim senhora! e não cobrares pelo manual já é uma sorte!
bom fds!

Diabba disse...

Korr,
Conheços os certos! ;)

Maga,
Não cobro?? Está provado que o leste. Vou mandar a continha! hihihihi

Nuno Amado disse...

Ainda bem que casei com uma advogada! :D
(Do que eu me livrei casando com outra qualquer!)

Van Dog disse...

Ok, ok...

Teté disse...

Queres tu dizer que advogado é como dentista: a gente chega lá, abre a goela e já está a pagar!!! O outro dente, fica para a próxima consulta... :D

E, tal como eles, há os que tratam melhor ou pior!

Beijoca enxofrada!

refemdabd disse...

Eu sei bem como é. A mulher-maravilha também é advogada e nem nas férias tem descanso. Devia ter ido para médica...hehehe!

SolitaFit disse...

Hahahahah


Acredito k´haja gente k precise de ler isto, mas eu não k sou muito educadinha, ligo a horas decentes para maracr hora, etc.


Jinhosssss



Bom fim de semana.

XS disse...

Muito bom!

JOTA ENE ✔ disse...

Detesto advogados, então advogadas são umas convencidas, pq será?

Desc. fazes o quê? Ah já me tinhas dito, és uma mera solicitadora, do que te livraste.

Nuno Amado disse...

"Detesto advogados, então advogadas são umas convencidas, pq será?

Desc. fazes o quê? Ah já me tinhas dito, és uma mera solicitadora, do que te livraste."

Desculpa, mas isto é o que eu considero um comentário foleiro, Sobretudo entre pessoas que se conhecem.
Rebaixar profissionalmenete a autora do blog sem motivo nenhum, não acho próprio, nem percebo qual a intenção! Só espero que um dia não precises desta gente que detestas (será bom sinal)...

JCA disse...

olá!

concordo com tudo o que é dito (também recebi esse belo memorando no meu e-mail), ao lado do horário afixado na porta... é de facto uma bela lista de instruções à afixar

Boa semana

Diabba disse...

Bongop,
(batendo a patola furiosamente) insinuas que eu sou igual a “outra qualquer”?? grrrr vê lá se queres dormir na varanda... grunfff

VD,
Estamos entendidos então!

Teté,
Hihihihi sim, posso dizer que somos como os dentistas, mas sem a parte do sangue e do perigo de os clientes nos morderem, quem morde somos nós!

Refém,
Hummm médica? Não sei se era boa troca, tem a parte do sangue, das noites de serviço nas urgências, as brincadeiras às caçadinhas com os enfermeiros... hummm se calhar a ideia nem é má... hihihihihihi

Sol,
Muito bem, clientes que ligam a horas decentes têm desconto! ;)

XS,
Acredites ou não, há muita gente que devia ler este manual. Não se enxergam, há quem ligue à meia-noite! (não atendo, claro)

J,
Olha que os “meros solicitadores” são profissionais muito necessários na praça, fazem um trabalho que não lhes invejo.
Quem te leia nem acreditará que nos conhecemos pessoalmente...
Advogada convencida? Hummm talvez, mas que sou boa, sou!

Bongop,
Não te amofines, o J tem um sentido de humor assim um bocadinho retorcido.
;)

QJ,
O ideal mesmo era obrigar os cliente a lerem alto o manual, para termos a certeza de que foi interiorizado!

tronxa disse...

ups...

ups...

ups...

UPS...

U P S....







sorry...

:o(





bjnhsssssssssssssssssssssssssssssssss de i'm back!!

Diabba disse...

Moira,
Confessa, estavas a pensar em usar todos os items, mas ao contrário, num era?? grrrr

tronxa disse...

ups...

fui caçada...

oh xô doutora... eu nunca me passaria pela cabeça isso... nem isso...








nem as chumbregâncias...

ehehehehehe

bjnhsssssssssssssssssss gds e gordos!!

JCA disse...

Diabba, mais que lerem alto o manual, deveriam, ler 3 vezes ao dia antes sequer de bater na porta, depois então irem bater à porta.

mas agora com os novos preços, acho que eles não vão mesmo bater à porta de ninguém...

boa semana

Rita disse...

Também tenho um lá em casa e é muito raro atender o telefone quando está em casa. Descanso é descanso...
Jokas

António Sabão disse...

Advogado da Diabba? hihihihi

Rafeiro Perfumado disse...

Quer dizer que se repetir até três vezes a pergunta a resposta pode mudar? Aposto que se acenar com um maço de notas muda!

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.