domingo, maio 23, 2010

Aventuras culinárias




Começo por dizer que não sou fã de comida japonesa, nada fã… ok... detesto comida japonesa!! (pelo menos aquela que é servida nos restaurantes da especialidade, tenho a esperança que eles, os japoneses, comam coisas melhores, e não nos digam nada, apresentam o sushi e sashimi como pitéus só par se rirem do ocidentais…)



Há já bastante tempo, eu e o diabbo-marido decidimos experimentar, e fomos a um restaurante que nos tinham recomendado como “muito razoável” (pelo preço que pagamos na altura, mais de 10 contos, tinha obrigação de ser óptimo), chegamos e fomos atendidos por uma gueisha (ok ok era a fingir, tinha uns pés enormes), informamos que nunca tínhamos comido comida japonesa, e ela limitou-se a sorrir… não percebia um corno do que dizíamos… então atiramo-nos ao calhas para a carta. Foi a desgraça, o horror!


O diabbo-marido optou pelos famoso sushi e sashimi de que toda a gente fala, eu “peixe cru? Nem morta” optei por uns legumes fritos, que me pareceram mais aceitáveis, pareciam os nossos “peixinhos da horta” com arroz (havia uma zona de arroz intragável, era uma zona adoçada com uma coisa qualquer).


Bom lá foram sendo colocadas, na mesa, coisas completamente desconhecidas (para nós), uma poiínha verde que eu, cheia de inocência, achei logo que era creme de pistashio (coitadinha de mim), uma coisa rosa-translucido e uns molhos.


Tive sorte, não nos colocaram garfos nem facas, os talheres eram os tradicionais “pauzinhos”, e só por isso não meti o wasabi todo de uma vez na boca… fucka-se… juro que pensei que me ia cair a língua!! Fiz uma magnifica figura com a língua toda pendurada, e a limpá-la, vigorosamente, com o guardanapo.


O diabbo-marido riu-se durante três segundos, até ele também ter provado, não o wasabi, mas a tal coisa rosa-translúcido que embeveceu num dos molhos e… hihihihihi fez o mesmo que eu, língua de fora e há que limpar a dita, parece que a tal coisa não é compatível com o molho escolhido. Hihihihihi bem feito, não se riu?


Rimos que nem doidos, acho que nunca me diverti tanto numa refeição, mas não me voltam a apanhar!

13 comentários:

Unknown disse...

Ate eu me ri e nao estava la a imaginar-te e ao Diabbo marido (que nao conheco pessoalmente mas tenho a minha propria imagem mental) de lingua de fora...pendurada...os dois a limparem-na que nem doidos (na minha imagem mental o guardanapo e branco)...ambos de cara vermelha que nem um tomate...olhos lacrimejantes e, claro esta, o sensual pingito na ponta do nariz...
Detesto sushi e afins mas voltava a um restaurante japones so para vos ver... :)

Diabba disse...

Dóris,
sim o guardanapo era branco e graças à concorrência era de pano, nem imagino a figurinha que faria com um guardanapo de papel a desfazer-se na minha boca, já assim foi um filme...

Unknown disse...

eh eh eh acho que ia ficar ainda melhor...tudo coladito a lingua...ai e que era... :)

Teté disse...

Tal como tu, também detesto comida japonesa. Mas nunca me meti num restaurante japonês, só experimentei sushi de salmão (num chinês que também tem japonês) e um poucochinho desse molho/creme de verde. Que é uma coisa realmente pavorosa, parece que nos sobe ao nariz! Acabei de comer lá os rolinhos de salmão e arroz sem mais nada, um bocado enjoativos. E jurei para nunca mais!

Mas vá, como sou desconfiada, só pus um bocadinho daquela zurrapa, mas desconfio que se pusesse mais a reacção seria igual à tua... :)))

Mas imaginar um casal, ambos com língua pendurada de fora, sentados num restaurante japonês, não deixa de ter piada, especialmente quando não somos nós...

Beijocas enxofraditas!

Vício disse...

eu tive um pouco de mais sorte! experimentei num sitio que, para além de japonesa, também tinha chinesa e outras... então a quantidade da japonesa foi pouca.

turbolenta disse...

Confesso que nunca tive a tentação ou uma grande vontade de ir a um restaurante japonês só porque está na moda e muita gente diz maravilhas da comida.
Não sei se isso tem a ver com a minha aversão a gatos e peixe cru ser comida deles.
REcordo-me que uma vez havia num shopping aqui perto um restaurante com um tapete rolante onde passava a comida e o pessoal ia tirando os pratinhos. Só de pensar que todos olhavam ,alguns podiam mexer,outros espirrar ou tossir para cima da comida e ...nem pensar. OU eu sou muito esquisita ou então não sei... mas dizem que há um em Cascais que é uma maravilha. Mas não para mim.

Rita disse...

Eu não consigo compreender a loucura que anda por aí À pala do peixe cru. Eu experimentei uma vez e detestei...Acho que é mesmo por ser moda.
Jokas

AEnima disse...

acho k es muito nova para nao voltares a experimentar... porque vale mesmo a pena. Mas da proxima vez leva junto alguem que saiba o que esta a comer! (o' pa mim a fazer-me de guia:D)

Diabba disse...

Aenima,
e o bem que fica, meter aquele tapulho de comida todo de uma vez na boca, e depois ficar ali com uma super boxexa, a fingir que é tudo normal, quando nem se consegue dar a volta à comida??
Lamento, podes guiar-me em coisas muito mais interessantes, a comer comida japonesa... thanks, but no thanks!

AEnima disse...

te salivo a pensar no tapulho... hummmmmmmmmm... eheheh (e' ca uma vontadinha de trabalhar hoje que nem te conto!)

refemdabd disse...

HEHEHEHE! Gostava de ter visto! Eu também era um céptico quanto à comida japonesa, mas a minha mais que tudo lá me convenceu a ir a um restaurante e, como eu também torcia o nariz a peixe-cru, pedi um género de fondue à japonesa...maldita a hora que pedi tamanha ignomínia...coitadinha da carne, que foi cozida (!) e que sabia exactamente a isso: carne de vaca cozida com pouco sal a 5 contos de reis!

Decidi-me então, com coragem, pelo Sashimi e Sushi...em boa hora o fiz. Adoro, simplesmente.

A coisinha cor-de-rosa ou é gengibre em pickle e serve para "limpar" o paladar entre rolinhos de sushi (eu não gosto); ou é kamaboko, que é muito bom no Ramen. O Wasabe, graças a Deus fui avisado a tempo, é um picante poderoso e é óptimo diluido no molho de soja!

tronxa disse...

xua xaloia!!!!

ehehehehehe

eu gosto de sushi! alias, faço muitas vezes em casa!

bjnhsssssssssssss

LopesCaBlog disse...

Adoro mas aconselho toda a gente a ir com alguém que saiba de comida japonses senão acontecem... essas coisas ;)

Plágio encapotado. Ler post de 10.Abril.2011.